30/06/2008

Os visitantes do Paraty Surf&Soul elegem Cepilho como o melhor pico de Paraty, deixando Antigos para trás com 2 votos de diferença.


Praia do Cepilho

Cepilho, uma das mais belas praias de Paraty, possui também a melhor onda da região, segundo atletas profissionais que viajam pelo mundo em busca de ondas perfeitas e surfistas locais de Paraty. Principalmente no inverno, quando recebemos ondulação de origem sul/sudeste de grande intensidade, fazendo com que o fundo fique nas proporções de areia corretas para quando a ondulação ganhar influencia de leste, funcionar a famosa “Máquina de Tubos do Cepilho”.

As ondas aqui são fortes, velozes e tubulares, e quando a ondulação vem na direção certa (leste), a onda ganha uma extensão absurda ultrapassando os limites da praia. A onda no Cepilho impõe respeito aos iniciantes no surfe e até mesmo aos surfistas q já possuem um nível mais elevado, pois quando a máquina está funcionando, o impacto com a rasa bancada de areia pode ser fatal. Isso faz surgir uma relação de respeito e lealdade entre o pico e os surfistas que ali freqüentam.

A praia do Cepilho é uma das praias q compõem a vila de pescadores de Trindade, 30km aprox. do centro de Paraty. Trindade é bastante procurada por turistas de todos os lugares de Brasil e do mundo durante todo o ano, suas praias mostram um pouco da beleza natural e cultural presentes em Paraty. Durante o verão, o crowd, que já existe ao longo das estações ganha força, tornando insatisfatório o surfe no pico.

Localismo?

O localismo no Cepilho é bem relativo, mas existe. Talvez devêssemos pensar que tão tamanho é o “progresso” que vem chegando à trindade, tantas são as pessoas que buscam o espaço dos nativos para transformar um estilo de vida caiçara em uma fonte de renda para pessoas que querem se livrar do estresse no cotidiano urbano para levar uma vida mais tranqüila nas vilas como Trindade, que os surfistas querem barrar essa invasão, esse êxodo, pelo menos na água. Claro que esse não é o caminho, mas esse pode ser um real motivo para a existência do polêmico localismo.

Aloha!

Guilherme Senna.

Um comentário:

Raphael disse...

Com swell de sul, quebram umas ondas boa nesse pico brother ?