23/06/2010

RELAÇÃO SURFISTAS X CEPILHO


foto: André Azevedo

O surfista Leonardo Senna sem dúvidas domina as ondas do Cepilho, mas nem mesmo quando conhecemos há anos uma onda como essa estamos livres de vacas e caldos medonhos. Cepilho é conhecida por muitos pelas suas ondas fortes, que quebram violentamente atrás da Ponta do Cepilho e se extende o fim da praia, muitas vezes indo até as pedras ao lado direito da praia. Quando isso acontece, Pode se esperar um perrengue entre as pedras do pico. Já cansamos de ver e socorrer surfistas que se arriscaram e levaram a pior.


foto: André Azevedo

Há alguns anos Leo surfava como de costume, se atirando e indo atrás dos mais secos e extensos tubos da praia, quando uma onda intermediária lhe jogou diretamente contra o fundo de areia. Era uma onda de 1,5 metro mais ou menos, mas com um força absurda. Léo bateu contra a rasa bancada de areia e ficou totalmente sem movimentos, sua roupa ajudou para que ele pudesse boiar, e assim, pedir ajuda. O também local Henrique Senna, ouviu um chamado desesperado dele, e num jogo de sorte, remou até aonde Léo estava e conseguiu ajudá-lo. Léo permanecia sem movimento, com a respiração precaria e sentindo muita dor. Ele foi direto para o hospital, onde constatou que não havia nada de grave. Foi apenas uma forte pancada, mas se não fosse o momento de calmaria e o Henrique passando na hora, hoje provalemente não teríamos a companhia desse surfista entre nós. Hoje no mundo do surfe Atletas, fotógrafos e cinegrafistas passam por situações parecidas a todo momento. Em 2005 em Pipiline - Hawaii, o taitiano Malik Joyeaux tomou uma lipada que resultou em sua morte. Era um surfista de ondas grandes como Teahupoo - Tahiti.

O surfe pode passar de sonho a pesadelo num instante. É preciso muito treinamento e estudo para encarar ondas poderosas como Pipe, Teahupoo e até mesmo Cepilho.

Aloha.

Nenhum comentário: